O Poder do diálogo
As famílias da sociedade atual, deparam-se com inúmeros desafios no que diz respeito à comunicação. Elas tem uma constante disputa em relação à diversas dificuldades encontradas como o tempo, o trabalho, a televisão...
As famílias tem deixado de lado o essencial ingrediente para se ter uma família feliz: o diálogo. Salvo raras exceções, não encontramos mais no ambiente familiar a apreciação por momentos de diálogo durante as refeições, numa tarde de domingo... Temos perdido momentos preciosos dando mais de nós para os afazeres cotidianos, para a internet, para a televisão.
O diálogo é extremamente importante para uma sociedade através dele, guerras cessam ou não começam, um pai pode livrar o filho de experiências com drogas, uma mãe pode livrar uma filha de cometer um aborto...
Temos que sentir nostalgia dos tempos antigos e voltar a ter aquelas gostosas conversas...
Darei aqui algumas dicas para que o diálogo familiar não fique apenas em nossa memória:
1- Sentem-se todos à mesa do jantar e conversem sobre coisas do dia-a-dia
2- Tire um tempo para sair com seus filhos para fazer o que eles gostam (mesmo se você não curte muito aquele tipo de programa)
3- "Quebre o gelo" com seus filhos comentando sobre algum filme, programa de televisão da preferência deles
4- Tirem um dia da semana para verem albúm de fotos, jogar, lerem um livro, a Bíblia, juntos
5- Deixe a televisão um pouquinho de lado quando estiverem todos em casa
6- Não compense sua ausência por causa dos compromissos diários dando presentes ou deixando de disciplinar os filhos ao invés disso, pergunte como eles estão e se querem ajuda
7- Não permita que a vida tome as rédeas da sua família, conduza-a você mesmo
O diálogo é um exercício, quanto mais o praticamos mais prazer temos em fazê-lo!!!
Então, pratique-o!
Um abraço!
Profª Dani
Bulling! O que é isso?
A palavra Bulling vem do inglês e significa amedrontar. Refere-se a atitudes de ameaça e seu processo pode se dar através de agressões físicas e verbais constantes destinada a um único indivíduo.
A prática do Bulling não é uma prática atual, muitos de nós já sofreu esse tipo de violência na escola e em meios sociais.
Indivíduos que passam por esse tipo de tormento sofrem terríveis consequências de cunho emocional.
Estima-se que grande número de estudantes no mundo inteiro já sofreram ou já se envolveram com essa prática.
As escolas,os pais e os professores devem estar atentos ao que acontece no ambiente escolar. Todos devem levantar a bandeira contra o Bulling e trazer à tona toda essa problemática.
Colocarei abaixo algumas dicas para os pais saberem se se filho(a) está sofrendo Bulling na escola.
1-Geralmente os que sofrem Bulling não contam primeiramente para os pais, eles contam para os amigos
2- Se seu filho(a) apresenta comportamento fora do habitual, fica agressivo, fica nervoso facilmente ou fica isolado, verifique o que está ocorrendo
3- Preste atenção no que seu filho(a) está dizendo, de repente ele pode comentar sobre alguma coisa desagradável que tenha ocorrido com ele na escola
4- Vá à escola e converse com os professores para saber se seu filho(a) tem sofrido alguma represália
5- Se for detectado que seu filho(a) está sofrendo Bulling, exija providência da direção da escola para que essa prática cesse
6- Converse com os pais do aluno que está efetuando tais agressões, muitas vezes os pais não tem conhecimento disso
7-levante a auto-estima do seu filho, mostrando suas qualidades e ajudando-o a aceitar-se como é
8- Se tomadas todas as providências e ainda assim as agressões continuarem, busque junto à Justiça Brasileira os direitos de se filho
Vamos todo levantar a bandeira contra o Bulling!
Um abraço,
Profª Dani
O DSM IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Trasntornos Mentais, da Associação Americana de Psiquiatria, adotado também no Brasil como padrão para a definição de doenças) apresenta os sintomas que caracterizam o TDAH, e a freqüência com que eles devem aparecer para que se possa definir a existência ou não do transtorno. Os sintomas devem ser constantes, com duração mínima de 6 meses e não estarem limitados a uma situação apenas. Também é necessário que eles realmente tragam prejuízo para a vida do portador.
A prática do Bulling não é uma prática atual, muitos de nós já sofreu esse tipo de violência na escola e em meios sociais.
Indivíduos que passam por esse tipo de tormento sofrem terríveis consequências de cunho emocional.
Estima-se que grande número de estudantes no mundo inteiro já sofreram ou já se envolveram com essa prática.
As escolas,os pais e os professores devem estar atentos ao que acontece no ambiente escolar. Todos devem levantar a bandeira contra o Bulling e trazer à tona toda essa problemática.
Colocarei abaixo algumas dicas para os pais saberem se se filho(a) está sofrendo Bulling na escola.
1-Geralmente os que sofrem Bulling não contam primeiramente para os pais, eles contam para os amigos
2- Se seu filho(a) apresenta comportamento fora do habitual, fica agressivo, fica nervoso facilmente ou fica isolado, verifique o que está ocorrendo
3- Preste atenção no que seu filho(a) está dizendo, de repente ele pode comentar sobre alguma coisa desagradável que tenha ocorrido com ele na escola
4- Vá à escola e converse com os professores para saber se seu filho(a) tem sofrido alguma represália
5- Se for detectado que seu filho(a) está sofrendo Bulling, exija providência da direção da escola para que essa prática cesse
6- Converse com os pais do aluno que está efetuando tais agressões, muitas vezes os pais não tem conhecimento disso
7-levante a auto-estima do seu filho, mostrando suas qualidades e ajudando-o a aceitar-se como é
8- Se tomadas todas as providências e ainda assim as agressões continuarem, busque junto à Justiça Brasileira os direitos de se filho
Vamos todo levantar a bandeira contra o Bulling!
Um abraço,
Profª Dani
Como saber se meu filho é Hiperativo?
Os critérios listados abaixo são os critérios utilizados oficialmente para
a definição do diagnóstico de TDAH em crianças e adultos tanto no Brasil
como no resto do mundo.
a definição do diagnóstico de TDAH em crianças e adultos tanto no Brasil
como no resto do mundo.
O DSM IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Trasntornos Mentais, da Associação Americana de Psiquiatria, adotado também no Brasil como padrão para a definição de doenças) apresenta os sintomas que caracterizam o TDAH, e a freqüência com que eles devem aparecer para que se possa definir a existência ou não do transtorno. Os sintomas devem ser constantes, com duração mínima de 6 meses e não estarem limitados a uma situação apenas. Também é necessário que eles realmente tragam prejuízo para a vida do portador.
Retirado do site:www.hiperatividade.com.br
A pessoa do tipo desatento deve apresentar, pelo menos, 6 destas características: | |||||||||||||||||
|
A pessoa do tipo hiperativo/impulsivo deve apresentar, pelo menos, 6 destas características: | |||||||||||||||||||
|
Outras características que podem aparecer junto com as descritas ou no lugar delas | |||||||||||||||||||||||||||||||
|
Mas agora fique Calmo (a)!
Se você identificou que seu filho(a) tem algumas dessas características, procure um especialista no assunto e tire sua dúvidas!
Um abraço,
Profª Dani
TABELINHA DAS
TAREFAS DIÁRIAS
|
|||
DATA:
|
Tarefas Realizadas:
Para cada tarefa, cole um incentivo
Pode ser uma estrelinha, um coração, uma
figurinha do personagem preferido da criança...
Você pode utilizar esse modelo ou criar
um ampliando o tamanho e modificando o modelo.
|
DATA:
|
|
DATA:
|
Tarefas Realizadas:
Para cada tarefa, cole um incentivo
Pode ser uma estrelinha, um coração, uma
figurinha do personagem preferido da criança...
Você pode utilizar esse modelo ou criar
um ampliando o tamanho e modificando o modelo.
|
DATA:
|
|
DATA:
|
Tarefas Realizadas:
Para cada tarefa, cole um incentivo
Pode ser uma estrelinha, um coração, uma
figurinha do personagem preferido da criança...
Você pode utilizar esse modelo ou criar
um ampliando o tamanho e modificando o modelo.
|
DATA:
|