Dicas para professores

Modelo de Plano de aula

Bloco de Conteúdo

Língua Portuguesa

Conteúdo

Produção de Texto

Ano


Competências

Desenvolver a produção de texto de forma sequêncial
Compor textos
Aprimorar a linguagem visual
Trabalhar a ortografia

Habilidades

Compreender a sequência lógica para a composição de textos (introdução, desenvolvimento e conclusão)
Aplicar a interpretação da linguagem visual em seu cotidiano
Saber empregar corretamente a ortografia

Material Necessário

Quadro e folha A 4

Desenvolvimento

1ª Etapa
Explicar aos alunos as regras sequênciais (introdução, desenvolvimento e conclusão) para a realização de uma produção de texto.

2ª Etapa
colar no quadro várias figuras, pedir que os alunos observem-nas e que produzam um texto baseando-se nas figuras expostas no quado.

3ª Etapa
Auxiliar os alunos individualmente tirando suas dúvidas na produção do texto e na ortografia empregada.

4ª Etapa
Ler os textos produzidos pelos estudantes verificando juntamente com eles a questão sequencial, a coerência textual e a ortografia.

5ª Etapa
Expor em um mural as produções de texto e incentivar os alunos a lerem as produções realizadas pelos seus colegas.

Avaliação

Através de conversa informal, ajudar os alunos na busca da compreensão dos aspectos desenvolvidos durante a atividade realizada.

Autor: Daniela de Mendonça Mendes






Baseado em tudo o que você aprendeu, resolva as questões abaixo:

1)    Escreva o número de letras e de fonemas das palavras:

a)    Ninho______________________________________________
b)    Pássaro____________________________________________
c)    Carro______________________________________________
d)    Computador_________________________________________
e)    Anexo______________________________________________
f)     Nexo_______________________________________________
g)    Hotel_______________________________________________


2)    Separe as sílabas e classifique-as em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas:

a)    Lápis___________________________________________________
b)    Mesa___________________________________________________
c)    Lâmpada________________________________________________
d)    Pé_____________________________________________________
e)    Janela__________________________________________________
f)     Raiz____________________________________________________
g)    Xadrez _________________________________________________

3)    Classifique as palavras em ditongo, tritongo e hiato:

a)    Paraguai___________________________________________
b)    Saúde_____________________________________________
c)    Bacharel___________________________________________
d)    Bureau_____________________________________________
e)    Uruguai____________________________________________
f)     Avião______________________________________________
g)    Saudade____________________________________________
h)   Voo________________________________________________

4)    Classifique as palavras em Encontro consonantal ou Dígrafo:

a)    Chave________________________________________
b)    Clube_____________________________________________
c)    Punho_____________________________________________
d)    Molho_____________________________________________
e)    Carroça____________________________________________
f)     Mesclar____________________________________________
g)    Freio______________________________________________

5)    Relacione a 2ª coluna de acordo com a primeira:
               
(1)  Substantivo simples

(   ) matilha

(2)  Substantivo composto

(   ) ferreiro
(3) Substantivo primitivo

(   ) flor
(4) Substantivo derivado

(   ) mesa
(5) Substantivo coletivo

(   ) Amor
(6) Substantivo Concreto

(   ) beija flor
(7) Substantivo Abstrato

(   ) cadeira



                                                       
Resolvas as questões abaixo:

432+829=









1243+920=
5600+7289=
1250+765=
3245+9876=
9350X5=











345X22=
2234X32=
616X44=
876X26
540-78=










2345-1762=
7890-2345=
2222-1345=
8769-543=
32/2











156/5
1543/4
4564/5
78654/3


Resolva as Multiplicações abaixo:
453x42=












5624x32=



5457x39=



832x872=



867x568=





856x227=








3546x763=














2050x324=





6783x358=






5600x544






3305x432=








7502x692=












3495x653=




3709x737




5503x741=











Resolva as Multiplicações abaixo
53x42=












624x32=



457x38=



832x87=



867x56=





856x22=








3546x76=














2050x32=





6783x35=






5600x50






30305x43=








7500x69=












3498x65=




3709x73




4503x74=










 Avaliação de matemática

Em nossas aulas, aprendemos que a matemática está presente em nossa vida na televisão, nos anúncios de jornal, no comércio, nos jogos... E por falar em jogos, sei que você adora jogar! Vamos então iniciar nossa avaliação jogando muito!!!
1) Vamos brincar de jogo da velha? Resolva as multiplicações e divisões e marque “bolinha” na resposta escolhida. Eu já marquei o X, hein!

a) 345 x 34=



( )12.723 ( ) 11.730
( ) 11. 635

b) 2543 x 335=



( )851.905 ( )851.934
( ) 851.594

c) 528: 5=



( )105 ( ) 15
( ) 156

d) 15.750: 42=


( )376 ( ) 387
( ) 375


* Atenção professor(a)desenhe aqui um jogo da velha

2) Agora tire a prova real das questões acima:

a) b) c) d)






3) Sei que você é “fera” no basquete, então faça uma cesta resolvendo as questões abaixo. Não se esqueça de pintar a bola com a resposta correta.

*Atenção professor(a)desenhe circulos para que o aluno pinte.
a) 3 + 4 x 8 – 5=



30 27 25

b) 15 + (26 – 12) – 8=






23 21 22

c) 25 + [ 12 + (8 – 5) + 2]=






39 45 42

d) 17 + {[26 – (15 – 8)+ (8 – 4)]- 9} =






31 33 35

4) Vou testar seus conhecimentos! Encontre o MMC dos números abaixo:

a) (8,16)


b) (3,5,15)


c) (20, 30,40)



d) (55, 45,90)


5) Calcule o MDC, em uma folha a parte, e circule nas figuras a quantidade que corresponde à resposta correta:
* Atenção professor(a) cole figuras que representem as quantidades das respostas dadas. Use sua criatividade!

a)(14,10)



b) (20,50)





c) (6,18)




d) (9,15)



6) Vamos continuar jogando? Então vamos brincar de dominó! Complete as pedras do dominó a seguir de maneira que a soma dos valores das extremidades seja múltiplo dos números indicados:
*Atenção professor cole a figura de um dominó de acordo com as questões abaixo.
a) Múltiplo de 4



b) Múltiplo de 3


c) Múltiplo de 2


7) Para finalizar nossa maratona de jogos, descubra o valor do termo desconhecido. Vamos lá, vença mais esse desafio!

a) Qual é o número que subtraindo 7 dá 36?

 - 7= 36



b) Qual é o número que dividido por 2 é igual a 68?

 : 2 = 68



c) Qual é o número que o seu triplo é igual a 45?

 X 3 = 45


Beijos!

Professora: Daniela de Mendonça Mendes

Avaliação de Português
Gramática

1) Usando seus conhecimentos sobre onomatopéia, crie uma tirinha. Capriche!



2) Utilize sua criatividade e escreva frases com a ortografia ah/ há/ ha/a:

a) __________________________________________________________________________________________________________________________________

b) __________________________________________________________________________________________________________________________________

c) __________________________________________________________________________________________________________________________________

d) __________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Complete as frases usando as palavras mal/mau
a) Ele é um ____________ médico.
b) Vítor é um _____________ aluno.
c) Estou me sentindo ____________.
d) ____________ cheguei e já estou indo embora

4) Classifique os advérbios destacados nas frases:
a) Vá depressa ou chegará tarde.
______________________________________________________________
b) Certamente este foi o meu melhor desempenho escolar.
______________________________________________________________
c) Talvez eu falte amanhã.
______________________________________________________________
d) Ele é um aluno muito estudioso.
______________________________________________________________

5) Reescreva as frases abaixo, ligando-as com uma conjunção:
a) Ontem fui ao cinema. Levei minha irmã comigo.
____________________________________________________________________________________________________________________________
b) Ivete quer ir à Europa. Ela foi tirar o passaporte.
____________________________________________________________________________________________________________________________
c) Comprei o livro. Preciso estudar muito.
____________________________________________________________________________________________________________________________
d) O trem parou na estação. Ninguém desembarcou.
____________________________________________________________________________________________________________________________

Você é muito especial!
Beijos!
Beijos!


Professora: Daniela de Mendonça Mendes

Avaliação de Ciências


1) Escreva o tipo de energia utilizada em cada uma das cenas e o movimento ou trabalho que ele está possibilitando realizar.
Preste bem atenção nas figuras, hein!
*Atenção! Cole figuras para completar a questão.

2) Faça uma lista com aparelhos utilizados em sua casa no seu dia-a-dia que funcionam graças à eletricidade e perceba como esse tipo de energia está atualmente, bastante presente em nossas vidas. Separe-os em duas colunas: os que usam a eletricidade das pilhas e das baterias e os que usam a eletricidade gerada em usinas.

3) Leia e observe a figura:
*Atenção! Cole figuras para completar a questão.Estas recomendações são comuns em diversos postos de gasolina:
• Agora responda:

a) Por que existem essas recomendações?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Que outros males o cigarro pode causar?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Ajude estas crianças a solucionarem suas dúvidas sobre consumo de energia, explicando o que você sabe sobre cada assunto.
Figuras:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Aprendemos que existem materiais que são bons condutores de calor e outros que são maus condutores de calor.
Escreva B para os objetos feitos de materiais considerados bons condutores e M para os objetos feitos de materiais considerados maus condutores.
Figuras:



6) Fazia muito frio. Sônia e Clara resolveram fazer um chá para se aquecer.
Depois de pronto, Sônia colocou seu chá numa caneca de alumínio e Clara, num copo de vidro. Qual dos dois recipientes aqueceu mais rapidamente? Por quê?


____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Parabéns!
Você é demais...
Beijos!

Professora: Daniela de Mendonça Mendes

Avaliação de Matemática

Em nossas aulas, aprendemos que a matemática está presente em nossa vida na televisão, nos anúncios de jornal, no comércio, nos jogos... E por falar em jogos, sei que você adora jogar! Vamos então iniciar nossa avaliação jogando muito!!!
1) Vamos brincar de jogo da velha? Resolva as multiplicações e divisões e marque “bolinha” na resposta escolhida. Eu já marquei o X, hein!
*Atenção! Desenhe um jogo da velha e coloque opções de respostas.
345 x 34=


2543 x 335=




528: 5=




798: 24=


2) Agora tire a prova real das questões acima:




3) Indique no número 129.000
a) As ordens e as classes:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Valor absoluto e relativo do número 1:

VA____________________________

VR____________________________

c) Escreva-o por extenso:



_________________________________________________________________

4) Observando o número 2.690 indique:


a) As ordens e as classes:



b) Valor absoluto e relativo do 6:
VA____________________________
VR____________________________
c) Escreva-o por extenso:



5) Coloque no Quadro Valor de Lugar (QVL) , os seguintes números:

2.690- 100.000- 129.000- 136- 62



Mudando de assunto...
É hora de testar seus conhecimentos matemáticos.
Sei que você é “fera” no futebol, então faça um gol de placa resolvendo as questões abaixo. Não se esqueça de pintar a bola com a resposta correta.
* Desenhe circulos ao lado das opções de resposta.

6) Propriedades da adição:

a) 10 + 15= 25
Comutativa associativa fechamento

b) 5 + 3= 8 3 + 5= 8
Comutativa associativa fechamento

c) (20 + 4) + 8=
24 + 8= 32

Comutativa associativa fechamento



7) Expressões numéricas:
*Atenção! Desenhe circulos ao lado das opções de resposta
a) 36 – [16 – (10 + 4) + (8 + 12)]=




18 23 14

b) 30 – {40 – [18 + (14 – 6)]} + 6 =


32 22 53

Parabéns!!!
Você é um vencedor...
Beijos!

Professora: Daniela de Mendonça Mendes

Avaliação de História/Geografia

1) Em nossas aulas, estudamos sobre a importância dos mapas. Então agora utilize seus conhecimentos observando o mapa abaixo e respondendo as questões:


a) De que forma os homens viviam antigamente?


b) De que maneira surgiu o Estado?


_________________________________________________________________

2) Marque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) Na propriedade coletiva, cada indivíduo tem sua terra e vive de seu próprio trabalho.

( ) Escambo significa troca de mercadorias.

( ) Os grupos seminômades deslocavam-se de um lugar para o outro.

( ) O Estado é o organizador da vida social.

3) Existe aqui no Brasil a presença de três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Mostre que você aprendeu tudo direitinho e relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª pintando os quadrados correspondentes da mesma cor:

*Cole figuras que correspondam as questões

É representado pelo Presidente da República.

É representado pelo Congresso Nacional.

É representado pelos tribunais.

4) Para viver em sociedade devemos respeitar as pessoas, cumprir nossos deveres e reivindicar nossos direitos.
Usando sua criatividade, escreva 2 frases que indique:

a) Direitos do cidadão: _________________________________________________________________

_________________________________________________________________

b) Deveres do cidadão:
_________________________________________________________________

_________________________________________________________________





5) Leia:

*Adicione um texto que fale sobre desigualdade socialComente sobre as desigualdades sociais. Quais atitudes você tomaria para ajudar a mudar essa situação?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Utilizando suas habilidades manuais, faça um desenho que ilustre as melhorias que o governo realiza com o dinheiro dos impostos arrecadados. Capriche!


7) Marque um X nas alternativas corretas:
( ) No setor privado, as pessoas geralmente trabalham no comércio, nas indústrias ou são autônomos.
( ) Os empregos públicos são geralmente ligados a uma empresa pública, ou seja, o Estado.
( ) O cidadão que não paga os impostos é chamado de sonegador.
( ) As crianças podem trabalhar à partir dos 10 anos.
( ) As empresas estrangeiras que abrem no Brasil são chamadas de Multinacionais.
( ) O código de defesa do consumidor não assegura os direitos do consumidor.



8) Faça um comentário de 10 linhas sobre a Globalização. Fale das vantagens e desvantagens.
_________________________________________________________________

Você é nota 10!
Beijos!